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Acreditação na saúde: Como estão os hospitais de Salvador?

A acreditação tem como finalidade aperfeiçoar o cuidado com a saúde, a fim de incentivar o gerenciamento dos serviços, alcançar eficiência destes com a redução das despesas, diminuir os perigos relacionados às infecções em pacientes. Para isso, disponibiliza consultoria às instituições de saúde, com objetivo de tonificar a confiança do público perante os serviços e, pelo menos, manter e estabelecer níveis crescentes de qualidade.

Existem três níveis pelo processo da Organização Nacional de Acreditação – ONA. O nível 01, Acreditação, certifica que a instituição apresenta condições básicas de qualidade assistencial e segurança para o paciente; o nível 02, Acreditação Plena, caracteriza a adoção de um plano de melhorias nos pontos avaliados com o objetivo de conquistar o próximo nível; e, por último, o nível 03, Acreditação com Excelência, que demonstra que a instituição atingiu alto nível de competência, adotando indicadores para a avaliação de resultados.

Com o desenvolvimento da área de saúde, os hospitais necessitam de instrumentos para torná-los competitivos, e um desses instrumentos utilizados atualmente é a acreditação. As acreditações fazem com que essas instituições sejam parâmetros dentro do setor, tendo como diferencial a qualidade do pessoal e o desempenho criterioso de seus recursos humanos. Caso os profissionais não estejam comprometidos em relação às necessidades dos clientes, nada adianta dos hospitais serem desenvolvidos tecnologicamente, vez que a preocupação com o cliente/paciente é o fator principal. Os métodos de apreciação do nível dos serviços de saúde hospitalar são detectores para os consumidores que pretendem ter tratamentos de excelência.

No Brasil, menos de 2% das unidades de saúde possuem a certificação máxima, nível 03. A Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, que regula os planos de saúde do país, divulgou esse ano uma lista com 131 hospitais que respondem aos padrões de qualidade na assistência à população. Entre eles, quatro se encontram em Salvador: Hospital São Rafael, Hospital Jorge Valente (Promédica Patrimonial S A), Hospital Português e Santa Casa de Misericórdia da Bahia (Hospital Santa Izabel).

Para essa avaliação foi levado em conta, principalmente, a segurança do paciente. A finalidade de tal publicação, segundo a ANS, foi de conceder informações para que os consumidores possam acompanhar e avaliar os serviços. Atualmente, muitos hospitais já são acreditados no país, mas ainda representam ínfima minoria.

A acreditação é uma metodologia essencial, visto que reforça a credibilidade, a confiança e a sustentabilidade da instituição, assegurando aos clientes qualidades e segurança na assistência. A obtenção do selo de qualidade é consequência da responsabilidade e preocupação do estabelecimento com a prestação de serviços hospitalares para a comunidade. É um diferencial no mercado, melhorando sua imagem diante do paciente.

No cenário hospitalar, a acreditação não deve ser estimada como uma cessação, e sim um início. A busca pela excelência parece ser, atualmente, essencial. Atender os anseios dos clientes/pacientes e clientes/planos de saúde deve ser prioridade para os hospitais. É fundamental que tenham um serviço de alta eficácia, respondendo de maneira confiável, acessível, e no momento adequado, às expectativas dos clientes.

 

PRISCILA MENEZES
Advogada do Basile, Cardozo e Marinho Advogados Associados

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