BCM Advogados

ARTIGOS

Como driblar a crise hoteleira?

Muito tem se comentado na mídia baiana a respeito da “crise do setor hoteleiro baiano”, especialmente o soteropolitano. Depois de dois grandes hotéis terem fechado as portas e um terceiro ter ensaiado o seu fechamento (decisão já revista pelos sócios do empreendimento), o assunto tornou-se de interesse geral. Cada um aponta uma razão para a situação: crise da economia brasileira, má gestão dos hotéis, problemas de localização do equipamento, dentre outros. Não pretendemos, no entanto, apontar razões individualizadas do insucesso de cada hotel. O presente artigo deseja abordar as soluções possíveis e viáveis para a chamada “crise hoteleira”, levantando diversas frentes que podem ser seguidas pelos empresários do setor.

No período de crise, é indispensável o uso da criatividade de todo e qualquer empresário. No ramo hoteleiro, a reinvenção do negócio pode se dar de inúmeras formas: promoções especiais em datas comemorativas; uso do espaço para eventos, especialmente casamentos que, além das grandes festas, também têm tido versões intimistas e de menor proporção; maior abordagem nas redes sociais com campanhas de marketing mais direcionadas para um público alvo. As ideias são inúmeras e precisam ser estudadas, caso a caso, dependendo das particularidades do equipamento.

Por outro lado, é vital que os hotéis reestruturem o seu setor jurídico. Uma análise criteriosa do profissional do Direito poderá verificar o pagamento indevido de tributos, a possibilidade de devolução de montantes pagos, a melhor redação de contratos com a sua renegociação, bem como examinar a fundo a realidade do quadro de empregados, buscando a melhor adequação ao texto legal. Nos dias atuais, o advogado é um verdadeiro conselheiro do cliente, sempre alertando os prós e os contras de cada decisão estratégica a ser tomada.

Não se pode esquecer também do viés do mercado do turismo enquanto integrante dos anseios públicos para captação de receita. A constante cobrança das entidades é fundamental para uma melhoria no setor. Tomemos como exemplo a precoce divulgação da grade de atrações do Réveillon de Salvador. Segundo informação veiculada na imprensa baiana, alguns hotéis já estão com um percentual de quase 50% de reservas para o Ano Novo, o que configura um incremento de mais de 20%, quando comparado ao mesmo período do ano passado.

Em suma, o planejamento estratégico é fundamental para ultrapassarmos qualquer crise, especialmente a crise do setor hoteleiro da Bahia. As perspectivas de crescimento da economia nacional tendem a reestabelecer diversos setores e o empresário deve estar preparado para retomada e crescimento do seu negócio.

 

ANDRÉ MARINHO MENDONÇA
Advogado, sócio do Basile, Cardozo e Marinho Advogados Associados

[ VOLTAR PARA TODOS OS ARTIGOS ]
fetishtube spycamera.club uporn.icu youporn.red redrube

Assine nossa newsletter

MATRIZ SALVADOR / BA
Av. Tancredo Neves, 2539, Ed. CEO Salvador Shopping
Conj. 2307 - Torre Londres - Caminho das Árvores - Salvador - BA
Tel/Fax: 71 3355-4045
Demais cidades: 0800 071 4045
contato@bcma.adv.br

Aracaju

Brasília

Cuiabá

Florianópolis

Fortaleza

São Paulo