BCM Advogados

ARTICLES

Melhores práticas na gestão dos escritórios de advocacia: Controladoria Jurídica

Tempo é dinheiro! Benjamin Franklin foi muito sábio nessa frase. As constantes mudanças no mercado corporativo tem feito com que os escritórios de advocacia não tenham mais aquele velho estereótipo, quer seja em sua parte física e principalmente quer seja em sua parte operacional. Nesse momento, ideias e questionamentos de como ter mais produtividade, celeridade e qualidade na produção técnico-jurídica emergem e eis que surge a Controladoria Jurídica. A Controladoria é a nova realidade de grandes empresas, não somente dos escritórios de advocacia.

A Controladoria tem por objetivo reestruturar a gestão jurídica de processos, trazendo então uma mudança positiva e organizacional. Com isso, consequentemente, teremos eficiência, eficácia e cumprimentos de prazos logisticamente ordenados. A Controladoria tem diversas responsabilidades e todas elas estão voltadas à gestão jurídica. De forma resumida, ela fornece todo o trabalho de suporte à área técnica, trazendo assim as análises com resultados desta produção.

É importante ressaltar nesse âmbito jurídico  que a Controladoria não é tão somente mais uma área de controle, mas sim um setor estratégico, pois nos dias atuais, as empresas e escritórios que visam qualidade na prestação de serviços, precisam ter suas informações cadastradas em seus softwares da forma mais redonda e organizada. A parte organizacional desenvolvida por este departamento está com olhos voltados para o futuro: o futuro da advocacia diferenciada.

Um escritório que possui o Setor de Controladoria terá sempre o impulsionamento de seus processos, organização de arquivos físicos e/ou digitais, prazos e agendas, avaliações de desempenho dos colaboradores, bem como de seus clientes. Além, claro, do mais esperado, que é a redução de custos e o aumento significativo da produção.

Por isso, grandes escritórios estão adotando, investindo e acreditando na implantação do setor, pois advogados visionários são aqueles que precisam administrar seu tempo. Afinal, esse determinará o sucesso e a visibilidade do seu escritório como um todo no cenário jurídico atual.

 

FLÁVIA BIANCA NASCIMENTO
Controller Jurídico do Basile, Cardozo e Marinho Advogados Associados 

 

[ BACK TO LATEST ARTICLES ]

Sign up for our newsletter

HEAD OFFICE: SALVADOR / BA
Av. Tancredo Neves, 2539, Ed. CEO Salvador Shopping
Conj. 2307 - Torre Londres - Caminho das Árvores - Salvador - BA
Tel/Fax: 71 3355-4045
Demais cidades: 0800 071 4045
contato@bcma.adv.br

Aracaju

Brasília

Cuiabá

Florianópolis

Fortaleza

São Paulo